O amigo de verdade

Você tem um amigo que nunca desistiu de você? Que te fez o convite mesmo imaginando que você não iria. Que foi te buscar quando você se isolou. Que entendeu a razão de tuas respostas secas ou desinteresse e, nunca, deixou de querer saber como você está. Ou de conversar amenidades para, nas entrelinhas, deixar registrado que ele está ali. O amigo que já respeitou o teu espaço mas também soube a hora de te puxar pela mão. Aquele que soube o momento de guardar a própria dor no bolso para, ao ver o tamanho da tua ferida, ir te oferecer curativo. O amigo que te abraça na tua pior versão é um dos maiores retratos do amor.

Você já teve um amigo de quem não teme julgamentos? Aquele que você sabe que as palavras duras, às vezes, são a expressão necessária do cuidado e amor. O amigo que você tem a certeza de que não existe nada que ele fale sobre você, que ele também não fale para você. Que faz da sinceridade um gesto de acolhimento. E as preocupações sobre teus excessos ou desvios são apontadas primeiramente para você, e não transformadas tão somente em dedos nas tuas costas. Aquele amigo que é espaço seguro para mostrar teus maiores medos e inseguranças. Que sabe que tuas vulnerabilidades e falhas não te fazem uma pessoa pior, mas te fazem humano. O amigo com quem você se sente livre para ser você mesmo é um dos lugares mais bonitos do amor.

Você já teve um amigo que a vida precisou levar por outros caminhos, mas o decorrer dos anos nunca significou desencontro? O amigo que você não consegue acompanhar de pertinho a caminhada, mas a cada conversa se pega admirando a pessoa que ele se tornou. E todo novo encontro é como se o tempo nunca tivesse passado, porque ele é, afinal, aquele seu amigo. E você entende que, das poucas certezas que a maturidade traz, uma delas é que algumas raízes estão sempre lá, não importa o que, não importa quando, não importa onde. E que essas raízes dizem tanto sobre você quanto os frutos que continuam brotando pelos teus novos caminhos. O amigo que é a tua definição de “sempre” – para falar sobre passado e futuro – é uma dos laços mais fortes do amor.

Comments

comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *